skip to content

Boletim Greve Situação Região - 30/05/2018

Nesta quarta-feira, a Federação Única dos Petroleiros iniciou uma greve de 72 horas em todo o país. Estão paralisados os funcionários das refinarias de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas e Pernambuco, mas a Federação afirma que não há risco de desabastecimento. Eles reivindicam preços justos pelo gás de cozinha e pelos combustíveis. A maioria dos sindicatos dos petroleiros informou que, apesar da paralisação, a produção não será afetada.

Aqui na região, diversos setores do comércio continuam sem abastecimento. Os postos de gasolina de Ouro Preto e Mariana permanecem sem combustível. Alguns poucos caminhões conseguem chegar às cidades, mas em questão de horas o combustível acaba completamente. O gás de cozinha começou a chegar hoje pela manhã, mas também acabou em pouco tempo. A previsão é de que cheguem mais botijões amanhã cedo. Como o serviço de entrega com motoboys está prejudicado, a recomendação é que os clientes busquem o produto nas lojas.

Os supermercados e as farmácias também continuam afetados. Há quase duas semanas os caminhões de abastecimento chegam racionados e, por conta disso, faltam mercadorias em hortifrutis, açougues, padarias e nas farmácias. Segundo os proprietários, a situação tende a normalizar somente na próxima semana, por causa do feriado.

O transporte público nas duas cidades continua atendendo à população em escala reduzida. Os horários das linhas são publicados diariamente nas páginas do facebook das empresas no fim do dia.